quinta-feira, 23 de junho de 2016

Aristóteles-O Filosofo

Trazendo Aristóteles para a nossa atualidade

Buscamos o bem e a felicidade  em todas as nossas atitudes.
Queremos saúde, alegria e bem estar. Mas será que estamos trilhando o caminho certo para esta busca?
Para Aristóteles, um general faz o melhor uso do  exército  sob seu comando ao dar bons exemplos.
Em qualquer ramo da atividade humana,devemos agir com  ética e virtude.
Eu gostaria muito de sugerir a Ética a Nicomaco para que fosse lida e  praticada  por todos os que desejassem  representar o povo. Porque infelizmente sabemos que está faltando ética, tanto por parte do poder, quanto do povo.
Todos nós somos ambiciosos, pretensiosos e injustos, pois na maioria das vezes não agimos com injustiça por medo e pela coerção.
E segundo Platão,  justiça é  uma síntese de tudo o que é virtude. Porém segundo Glauco, no  República de Platão, a  justiça não passa de uma convenção social .
Ninguém precisa entender de filosofia  para saber o quanto pecam contra a ética os nossos representantes no poder.  Sabemos que nossos deputados trabalham  para quem  custeou suas campanhas.
Desde criança,ouvimos a expressão: Isto não é justo? Somos ensinados a fazer o que é justo. ser justo como a maneira de agir perante a sociedade.
A tarefa de um educador, dos pais e dos cidadãos de bem é  ensinar para as crianças estes  valores: Ética, Justiça e Virtude. Mas sabemos que não é fácil.
Para Aristóteles a felicidade depende da forma de como vivemos na Pólis(cidades). As pessoas no senso comum associam a felicidade a busca do prazer, isto na visão aristotélica traria uma vida miserável. 
Aristóteles   gostava da observação empírica. O desenvolvimento dos vários setores da ciência, deve muito a este grande homem.
Quanto  a  maioria de nós, costumamos  nos esquecer de que somos mortais, procuramos fazer tudo para a busca da tal  felicidade, e muitos vão procurar  felicidade, no último modelo de carro,  na roupa de marca, enfim  tudo que possa dar prazer. 
Acredito que cabe a cada um de nós, procurar o caminho a trilhar nesta vida, pois com certeza as possibilidades de sermos felizes são enormes. 
Refletindo sobre a nossa própria  vida, não fazendo a ninguém o que não queremos que façam a nós,  pode ser o caminho mais simples  para a tão sonhada felicidade. 
Eu não poderia deixar de citar  o grande Sócrates: " Conhece a ti  mesmo."

Maria   Calixta  da Silva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário